A Osteoporose é uma doença metabólica que afeta os ossos. A patologia resulta na diminuição da densidade mineral óssea com o passar do tempo, ou seja, o osso fica com menos cálcio e mais frágil (fracos e quebradiços). Isso acontece porque o osso é um tecido vivo que está sendo constantemente decomposto e substituído, através de células ósseas especializadas, porém, quando um paciente tem osteoporose, a doença afeta a manutenção desse equilíbrio, tornando a substituição do osso cada vez mais lenta.
Assista o vídeo explicativo clicando aqui.
Mais informações
Por conta dessas ocorrências, uma simples queda ou mesmo tensões leves podem causar uma fratura no indivíduo. As fraturas mais recorrentes relacionadas à osteoporose acontecem no quadril, punho ou coluna vertebral.
Fatores, como idade avançada, genética, sedentarismo, tabagismo, estrutura corporal, alterações nos níveis hormonais — como ocorre na menopausa e quando o paciente apresenta problemas de tireóide —, uso de determinados medicamentos, falta de vitamina D e cálcio, contribuem para o surgimento de osteoporose. A condição pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, no entanto, é mais comum em adultos mais velhos, especialmente mulheres.
Para a prevenção, uma boa nutrição e atividades físicas regulares são fundamentais para manter os ossos saudáveis ao longo da vida. Além disso, a suplementação, vitamina D e cálcio são essenciais para evitar o surgimento da doença.
Sintomas
Na maioria dos casos, não há sintomas nos estágios iniciais da doença, porém, a partir do momento em que os ossos começam a ficar enfraquecidos por conta da osteoporose, o paciente pode apresentar sinais e sintomas que incluem:
- Dor nas costas — causada por uma vértebra fraturada ou colapsada;
- Perda de altura ao longo do tempo;
- Uma postura curvada;
- Um osso que se quebra muito mais facilmente do que o esperado.
Tratamentos
A densidade óssea dos pacientes podem ser medidas através de um equipamento que utiliza níveis baixos de raios-X, para determinar a proporção de mineral nos ossos. Após a realização de exames e do diagnóstico clínico, o médico irá avaliar o paciente e elaborar um plano de tratamento conforme suas necessidades. Geralmente, é indicada a prescrição de medicamentos, bem como mudanças no estilo de vida, como exercícios de levantamento de peso.
Não existe cura para a osteoporose, porém o tratamento adequado pode auxiliar na proteção e fortalecimento dos ossos. Os procedimentos podem ajudar a retardar a quebra do osso e alguns tratamentos podem estimular o crescimento de um novo osso.
Em alguns casos, também é indicada uma terapia hormonal, como o uso do estrogênio, para mulheres, em especial quando os sintomas são iniciados logo após a menopausa, podendo ajudar a manter a densidade óssea da paciente. Já nos homens, a osteoporose pode estar associada a um caimento gradual dos níveis de testosterona, neste caso, a terapia de reposição de testosterona pode auxiliar na melhora dos sintomas.