Gota

A Gota é a principal causa de artrite inflamatória no mundo, tendo um impacto importante na qualidade de vida e no sistema de saúde.

É uma doença causada pelo depósito de cristais de ácido úrico nas articulações, causando uma artrite, ou seja, dor e inchaço nas articulações.

Assista o vídeo explicativo clicando aqui.

Sintomas

A gota costuma provocar uma dor intensa nas articulações que, muitas vezes, piora a um toque leve, como de um lençol. As juntas tornam-se inchadas e vermelhas. No início, o quadro costuma acometer uma ou poucas articulações, sendo mais comum o acometimento dos pés, em especial o 1° dedo, porém, sem tratamento, ela pode evoluir para um acometimento mais extenso, remetendo até mesmo a artrite reumatóide.

Outros sintomas são as formações de tofos – que são nódulos geralmente palpáveis – próximos à articulação ou nas orelhas. Além do quadro articular, podem ocorrer depósitos de cristais no sistema urinário formando cálculos de ácido úrico.

Tratamentos

Para o tratamento da crise: utilizamos a colchicina, anti-inflamatórios e, algumas vezes, corticosteróides. Para todos esses, há as respectivas contra-indicações que devem ser vistas e consideradas para escolha da medicação. Na crise, podemos aproveitar para iniciar o tratamento de manutenção.

Para o tratamento de manutenção que visa evitar ou reduzir a frequência das crises de gota, podemos utilizar medicações que bloqueiam a produção de ácido úrico ou que aumentam sua eliminação pela urina.

Perguntas frequentes:

Tenho gota. Quais alimentos devo evitar?

Deve-se evitar os alimentos ricos em purina, como frutos do mar, carne vermelha e vísceras, como fígado e coração. Além disso deve-se evitar dieta rica em frutose, como refrigerantes e bebidas açucaradas, sucos de frutas (lembrando que a fruta in natura não aumenta o ácido úrico).

Deve-se também evitar a ingestão de álcool em excesso uma vez que o etanol pode tanto inibir a eliminação do ácido úrico pela urina quanto estimular mecanismos que aumentem a sua produção.

Comecei a usar a medicação redutora da produção de ácido úrico e tive em seguida uma crise de gota. Devo parar?

Não! No início das medicações de manutenção para gota, pode haver episódios de crises uma vez que, tanto o aumento quanto a redução no nível de ácido úrico no sangue podem levar a uma inflamação nas juntas. Com o tempo e estabilização do nível do ácido úrico, isso tende a não ocorrer mais. Quando conseguimos atingir a meta de ácido úrico com uso dessas medicações podemos zerar o número de crises.

A gota é uma doença apenas articular?

Não. Além dos cálculos renais, a gota pode estar relacionada à doença renal crônica. Ademais, é uma doença comumente associada à hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, aumento do colesterol e, consequentemente, aumento do risco cardiovascular. Todas essas comorbidades devem ser avaliadas pelo reumatologista.

Entre em Contato

Jardins

Alameda Lorena, 1611 CJ 82, Jardins – São Paulo, SP

Vila Mariana

R. Dr. Amâncio de Carvalho, 182 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Telefone: (11) 98300.0281

Assine a Newsletter

e receba conteúdo exclusivo
diretamente no seu e-mail!

Artigos mais lidos do meu blog

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.