A psoríase é uma doença inflamatória que pode acometer qualquer parte da epiderme. Caracteriza-se por manchas avermelhadas na pele que descamam, causam coceira e se espalham pelo corpo do indivíduo.
Mais informações
Cerca de 30% dos pacientes que tem Psoríase terá Artrite Psoriásica, uma condição caracterizada pela soma das articulações inchadas e inflamadas da artrite com o quadro de psoríase. Esse comprometimento inflamatório crônico pode afetar o aparelho locomotor, as articulações periféricas e a coluna vertebral.
Em um período simultâneo ou após o aparecimento da psoríase — podendo levar até 10 anos — começam as manifestações da artrite psoriásica, geralmente os sinais são dor, rigidez e inchaço nas articulações (as mais comuns de serem acometidas são as mãos, os pés, os joelhos, os tornozelos e até a coluna vertebral).
Em ambos os casos, as crises da doença podem se alternar com períodos de remissão. Não existe cura para a artrite psoriásica, o objetivo é conseguir controlar os sintomas e prevenir danos às articulações.
Sintomas
A artrite psoriásica é uma doença crônica que pode piorar com o passar do tempo e por conta da falta de cuidados adequados, mesmo que ocorra períodos em que os sintomas melhoram ou entram em remissão. A patologia pode afetar as articulações de apenas um lado do corpo do paciente ou de ambos.
Os sintomas e surgimento da artrite psoriásica, na maioria das vezes, são semelhantes aos da artrite reumatóide. Uma vez que ambas as doenças tornam as articulações doloridas e inchadas. Além desses sinais, a artrite psoriásica também pode causar:
- Dedos e pés inchados e doloridos. O paciente também pode desenvolver deformidades nas mãos e nos pés antes de ter sintomas articulares significativos;
- Músculos e tendões doloridos, causando dor nos pontos em que os tendões e ligamentos se fixam nos ossos. Os pontos mais comuns são na parte de trás do calcanhar (tendão de Aquiles) e na sola do pé (fascite plantar);
- Dor na região lombar. É possível que o indivíduo desenvolva uma condição chamada espondilite como resultado da artrite psoriásica;
- Rigidez matinal ou após o corpo ficar inativo por um tempo;
Lesões descamativas no couro cabeludo e na pele, mesmo que a psoríase esteja controlada, que podem piorar quando a dor nas articulações aumenta; - Inflamação nos olhos;
- Corrosão e separação das unhas.
Tratamentos
Após a identificação correta do caso ao consultar um reumatologista, o objetivo do tratamento da artrite psoriásica é obter a melhora dos sintomas e da qualidade de vida do paciente, visto que a doença não tem cura.
Atualmente, existem muitas opções de tratamento diferentes, a combinação deles será de acordo com a necessidade do indivíduo. Um plano de tratamento comum que os especialistas costumam indicar são:
- Imunossupressores sintéticos;
- Imunossupressores biológicos;
Tratamentos tópicos, com o uso de gel, loções e pomadas; - Terapia de luz;
Mudanças no estilo de vida, para manter as articulações em movimento; - Cirúrgico e outros procedimentos como injeções de esteróides e cirurgia de substituição articular.