Dor nos dedos e nas mãos podem ter diversos diagnósticos e sempre deve ser avaliada por um reumatologista que poderá avaliar e determinar a causa da dor.
1-Artrite reumatóide: as dores da artrite reumatóide podem se iniciar nas mãos. Nesses casos pode haver rigidez das mãos principalmente após períodos prolongados de repouso e muitas vezes pode ser notado inchaço nos dedos. Deve ser avaliada porque fazendo-se o diagnóstico, o tratamento precoce fará toda diferença para evitar deformidades
2- Osteoartrose ou osteoartrite: É uma causa comum de dor nas mãos após os 50 anos, geralmente a dor piora ao se fazer esforço repetitivo. Além disso, quem tem osteoartrose pode notar o engrossamento das articulações da mão.
3- Síndromes do túnel do carpo: é a compressão de um nervo, chamado nervo mediano, que está localizado no punho. A dor típica é aquela em que há dor e formigamento das mãos durante o sono ou em determinadas posições. É importante a avaliação porque pode prejudicar a função das mãos quando não tratada.
4-Tendinite: O tendão é como uma corda que une o músculo ao osso e ele pode inflamar por diversas razões, quando isso ocorre chamamos de tendinite. Nas mãos uma das principais causas de tendinite é o esforço repetitivo, como por exemplo ficar no celular por muito tempo. A principal manifestação é dor nas mãos e nos dedos e pode ocorrer travamento dos dedos. Geralmente é tratado com medicações anti inflamatórias e deve-se orientar a modificação do fator que causou a lesão para evitar futuros acometimentos semelhantes